Quais as vantagens e desvantagens de criar um site grátis?

Nos tempos atuais a tecnologia evoluiu bastante e passamos a cada vez mais nos acostumar à filosofia DIY (Do It Yourself, traduzido: Faça você mesmo). Hoje temos diversas ferramentas onde pode criar o seu site inteiramente grátis.

Mas como todos nós sabemos que NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRÁTIS, vamos então analisar os prós e os contra de criar um site grátis.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Custos: Não gasta dinheiro para criar o seu site, porque afinal, o site é grátis. Diversas ferramentas disponibilizam essa opção e assim irá poupar na contratação de um webdesigner especializado.

Praticidade: : Não precisa de ficar à espera do designer para fazer as alterações que quer fazer no seu site.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Tempo: Não precisa de gastar o seu bem mais precioso: O TEMPO! Serão horas e horas gastas para criar, ajustar e moldar o site para que seu cliente se sinta confortável navegando nele.

Amadorismo: Como não tem conhecimento técnico para criar um site, porque o seu negócio negócio é outro, o seu site ficará sempre com um QUÊ de AMADORISMO.

Limitações: A maioria das ferramentas disponibilizadas vão enchê-lo de anúncios e limitações básicos, que o irão impedir de oferecer ao seu cliente a melhor experiência quando aceder ao seu site.

Mau posicionamento no Google: Ferramentas criadoras de site não conseguem otimizar o código do seu site para uma melhor leitura dos robôs das ferramentas de busca em geral, e com isso, seu posicionamento no Google não terá uma boa performance e será mais dificil ser encotrado pelos seus potenciais novos clientes.

Falta de Suporte: Quando tem um problema ou uma dúvida a quem irá recorrer? Empresa de sites grátis dificultam ao máximo o seu acesso ao suporte técnico, porque afinal,  não é cliente deles. Na maioria dos casos a resposta média a um pedido de suporte é de 48 horas. Será que seu cliente vai esperar 48 horas para ser atendido ou irá buscar uma empresa que o atende na hora?

Dominio não personalizado: O site da SUA EMPRESA não terá o nome completo, ele estará associado sempre a marca da empresa que te forneceu o site grátis. Na prática, seu site ficaria assim:

publimix.empresadesitegratis.pt em vez de publimix.pt

Qual dos dois endereços lhe dá mais segurança?

Não permite criar e-mails personalizados da empresa: Um cliente pede o seu email e a resposta que lhe dá é: O meu e-mail é  joseantonio@gmail.com.

Esse mesmo cliente pede o email do seu concorrente e o e-mail dele é: joseantonio@publimix.pt

Qual dos dois e-mails passará a imagem profissional? Um e-mail personalizado é a grande chave para aumentar a credibilidade para seu cliente.

Em resumo, a criação de um site grátis pode ser uma boa opção quando de um site provisório, básico e temporário. Mas a longo prazo isso pode trazer algumas complicações para sua empresa.

Por isso escolha sempre uma solução criado exclusivamente para si e a pensar nos seus clientes, escolha sempre profissionais qualificados e preparados para realizar o trabalho de criação do site da sua empresa.

Orçamento Grátis e Sem Compromisso

Contacte-nos