Quanto investir na sua publicidade e na qualidade do seu site? Faz ideia?’

Hoje vamos falar sobre a importância do investimento, tanto a nível do site, como da publicidade e do marketing em geral… Acompanhe-nos e aprenda um pouco mais.

R.O.I. Return Over Investment ou, se preferir “Retorno do Investimento

Um dos primeiros passos a dar, no que toca à criação duma marca, é termos noção do quanto podemos investir, a curto prazo, de forma a conseguirmos tirar algum proveito desse investimento.

Com o advento da presença online, foi necessário definir ferramentas, ou disciplinas de gestão, que possa ajudar a organizar custos e a ponderar lucros, sobre o investimento envolvido. Dessa forma, nasceu o ROI Return over Investment, que mais não é senão uma métrica que é usada para calcular o real proveito, e respectivo custo, de todas as acções inerentes à criação duma marca.

Essa métrica pode ser aplicada em tudo, desde o marketing, passando pelo SEO, pelas campanhas paralelas de publicidade, de forma a poder analisar quais aquelas que têm melhores resultados, permitindo que se anulem as campanhas menos lucrativas – e por consequência se potencialize o dinheiro investido.

Como se calcula o ROI

Para se calcular o ROI, teremos de subtrair às receitas obtidas, o valor do custo do investimento original. De seguida, o valor obtido, será dividido, novamente pelos custos, e multiplicado por 100, de forma a obter o valor percentual, que nos permitirá analisar correctamente, qual a margem de sucesso que obtivemos com tudo o que gastamos..

Por exemplo:

Lançamos uma loja online, que obteve 25.000 euros de lucro. Entre marketing, despesas de manutenção, etc, gastamos 5.000 euros. Logo, teríamos que retirar, aos 25.000 de lucro, o 5.000 de custos. Isso dar-nos-ia 20.000 de lucro, daquilo que investimos. De seguida, e para termos uma real noção de percentagens, dividiríamos esse valor, novamente pelos custos, ou seja, 20.000 a dividir por 5.000 e multiplicaríamos por 100, para obter o resultado em percentagem. Isso dar-nos-ia 400%.

Podemos dizer que, na campanha anterior, obtivemos um lucro de 400%, em termos relacionais com o custo do que investimos, o que é óptimo.

Esse tipo de cálculo pode ser usado em todas as vertentes da sua empresa, seja para publicidade, seja para investimentos gerais.

A importância duma utilização competente do ROI

Esta métrica, acima de tudo, permite-nos, de forma pormenorizada, analisar todos os passos e custos duma determinada área na nossa empresa. Dessa forma, se bem escrutinado, poderemos, com facilidade, saber se o investimento foi proveitoso, e se tivermos investimentos sub-divididos, quais deles tiveram o melhor proveito.

No caso de termos um ROI negativo, poderemos, daí, analisar quais os passos que demos, onde erramos. Os erros podem ir desde uma má apresentação, global, através dum site aberrante, pouco apelativo, uma má publicidade, ou má gestão da campanhas ou campanhas criadas, para expandir a nossa marca.

Na PUBLIMIX tratamos de todos esses pormenores por si. Através duma análise constante e detalhada, podermos aconselhar qual a melhor opção para si, e para o seu negócio, com o máxima poupança de recursos e uma maior percentagem de sucesso.

Não hesite, contacte-nos já hoje. PUBLIMIX, o seu parceiro para o sucesso