Ter um site, ou criar um perfil numa rede social?

Qual a melhor forma de potencializar o seu negócio? Já pensou nisso? Se sim, pode ter a certeza de que não é único, e essa é uma dúvida frequente neste meio. Assim sendo, qual deve optar?. Será que deve optar por um, em detrimento do outro, ou deve conciliar ambos? Vamos abordar este assunto, duma forma bastante resumida, mas o suficientemente esclarecedora, para que entenda qual o real valor de ambos.

WEBSITE

É o seu cartão de visita, o espaço profissional, no universo virtual ou a sua montra dedicada e pormenorizada. Por norma, é aquilo que os potenciais clientes procurarão, para avaliar o seu trabalho e, possivelmente, criar uma relação comercial. As vantagens do website são :

  • Personalização: o website está, apenas, limitado ao seu investimento. Pode acrescentar e retirar páginas, ajustar imagens, alterar textos, apresentar produtos com imagens de maior ou menor qualidade, tudo limitado meramente ao investimento, ou à capacidade do servidor;
  • Apresentação: a informação é mais imediata, mais organizada, o que permite ao potencial cliente, uma maior facilidade de acesso à informações que achem pertinentes, sobre o produto e sobre a empresa ;
  • Visibilidade: enquanto que, numa rede social, o seu negócio é, apenas, mais um, o site é seu, só seu, é de mais ninguém, com os cuidados que lhe queira prestar, e a atenção que lhe dispensar;
  • Credibilidade: um site, devidamente elaborado, com as devidas medidas de segurança, e que com todos os requisitos e normativos legais, transmite uma mensagem de confiança, que potencializa, consideravelmente, a sua validação. Se a isso juntarmos certificados SSL, em caso de haver transmissão de informação pessoal ou financeira, solidificamos uma mensagem de confiança, que fará com o potencial cliente sinta o necessário à vontade, para poder criar uma relação comercial connosco.

Claro que há pequenas desvantagens, nomeadamente, o facto dum site ter, sempre, um valor associado, no entanto, esse valor será considerado como ROI (return over investment), ou “retorno do investimento”, e será avaliado, de acordo com o funcionamento do mesmo, ao longo dum prazo pré definido.

REDES SOCIAIS

Se o website é o seu cartão visita, as redes sociais seriam o seu ciclo de conhecimentos. A comunidade, em redor duma rede social, funciona como uma espécie de “passa a palavra“, onde a sua rede de contactos fará a expansão do seu nome, dentro da rede social específica.

Aqui, a rede social, vive, acima de tudo, da relação entre si /o seu negócio e os clientes.

As vantagens das redes sociais são :

    • Simplicidade: ao contrário dos sites, a personalização dum perfil numa rede social é mínima, quase inexistente. Basta incluir algumas informações e, em poucos minutos, está resolvido e pronto para agir;
    • Facilidade de contacto: as redes sociais vivem de relações interpessoais. Assim sendo, os amigos dos seus amigos, potenciais amigos serão, e como tal, o seu negócio irá beneficiar do ciclo de contactos dos outros, e conseguirá granjear um pouco mais de atenção imediata, o que para potencializar o seu negócio. De igual, se poderia falar em globalização. Se o seu site tiver mais que um idioma, seria mais cómodo criar uma rede de contactos não limitada geográficamente;
    • Custo: as redes sociais são ferramentas gratuitas, ainda que algumas possam ter ferramentas associadas, que tenham um custo (praticamente baixo). Isso é óptimo para criar um rastro inicial, e avaliar o possível interesse naquilo que tem para oferecer.

.

As redes sociais, apesar de relativamente poderosas, em termos de efeitos, têm alguns senãos.

Uma maior limitação em termos de configurações e apresentação de conteúdos, um menor controlo sobre a relação entre clientes e administradores do perfil (numa rede social temos que tolerar reclamações, ou perguntas que, duma forma ou de outra, possam ser incómodas), e um domínio mais limitado sobre o nosso conteúdo – se for observado uma possível brecha de direitos de autor, mesmo que os detentores dos mesmos sejamos nós, o provador da rede social pode, por bem, eliminar esse conteúdo. Isso, por norma, é feito através de bots, ou seja, de forma automática, que leva, não raramente, a erros de análise, que são, deveras, exaustivos, para resolver.

Então, já decidiu? O que é melhor para si?

No nosso ponto de vista, a solução, passaria por usar as duas ferramentas, de forma a colmatar as falhas duma com a outra..

Se tem um perfil numa rede social, crie um site, para fazer uso da imensa rede de conhecimentos que pode auferir da rede social, e apresentar, duma forma mais concisa, o seu produto e a sua empresa..

Se tem um site, mas não tem um perfil numa rede social, crie-o, de forma a expandir o seu leque de abrangências e a aumentar a rede de contactos. Quanto mais apresentar a sua marca, mais relevo ela terá no mercado.

Na PUBLIMIX podemos ajudá-lo a criar e a solidificar o percurso da sua empresa, duma forma saudável, competente e profissional .

PUBLIMIX, o melhor parceiro da sua marca. Confie em nós.